CARTEIRA DE ESTUDANTE 2016 - DCE UFRPE

É com orgulho que o DCE UFRPE vem informar que, por mais um ano, a carteira de identificação estudantil (CIE) de nossa universidade está garantida e iniciamos a sua confecção. E por que temos que comemorar? Infelizmente, a diretoria majoritária da União Nacional dos Estudantes (UNE), composta pela juventude do PC do B, tentou trocar o direito à meia entrada pelo monopólio das carteiras estudantis. Esse golpe, perpetrado pela famigerada lei 12.933/13 (a chamada lei da meia entrada), significou um grande golpe e um verdadeiro atraso na luta dos estudantes de todo o país. Mais ainda: a diretoria majoritária da UNE, arbitrariamente, tentou impor a associação de todas as entidades a mesma, justamente tentando monopolizar todo o processo.

Tal golpe não teve êxito. Dia 19/12/2015, Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu o direito das entidades de livre associação às entidades como a UNE e a UBES. Ou seja, se as entidades tem autonomia não devem ser obrigadas a se filiarem as mesmas para poder emitir as carteiras de estudante.

Vale lembrar:
- O DCE UFRPE é filiado e reconhece a UNE como entidade de representação máxima dos universitários brasileiros, participa dos fóruns da entidade e compõe o campo da Oposição de Esquerda dentro da UNE. Basta lembrar a participação da bancada do DCE/UFRPE no histórico congresso de Ibiúna em 68 ou a eleição de Yuri Pires Rodrigues, ex-coordenador geral do DCE, eleito em 2011. Essa história de luta nos possibilita e autoriza REPUDIAR o estatuto da juventude, a nova lei da meia entrada e a “comercialização” do direito sagrado dos estudantes, conquistado com muita luta.

- Escolhemos fazer uma carteira própria justamente por:
a) garantir os repasses para os Diretórios e Centros Acadêmicos
b) a manutenção e autonomia do movimento estudantil frente à reitoria e qualquer órgão ou instituição e
c) garantir um preço justo por esse direito que é nosso.

Diante disso vai nossas recomendações e instruções acerca da emissão da carteira de estudante da UFRPE 2016:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 1 foto 3X4 OFICIAL, XEROX de documento oficial com foto e XEROX do comprovante de matrícula 2016.1.
VALOR DA CARTEIRA: R$12,00
PRAZO DE ENTREGA: 2 dias.

“Direito se conquista e se amplia, não se corta!”

E aí, se interessou? Só é entrar em contato conosco aqui na página ou nos números que estão na imagem abaixo! ;D

Pontos de Confecção

Recife (Dois-Irmãos)

Das 9h as 13h e das 15h as 19h na SEDE próximo ao RU. Das 9h as 14h no CEAGRI 2 e das 18h as 21h no CEGOE.

Garanhuns (UAG)

Prédio I - prédio da biblioteca - , térreo.

Serra Talhada (UAST)

Banca do DCE estará localizada em frente aos blocos nas quartas-feiras, de 10h as 12h e das 16h as 19h.

Cabo de Santo Agostinho (UACSA)
.